Skip to content

Os aeroportos mais movimentados do mundo

12 de agosto de 2011
Atlanta Hartsfield - é o aeroporto mais movimentado do mundo

O aeroporto de Atlanta (Atlanta-Hartsfield, ATL) é o mais movimentado do mundo

 

Qualquer pessoa que tivesse que adivinhar qual é o aeroporto mais movimentado do mundo diria Nova York, Paris, Londres, Frankfurt ou Tokyo. É o bom senso, afinal de contas trata-se da lista das cidades mais importantes dos países que sempre foram os mais poderosos do mundo.

Pois bem, o aeroporto com o maior volume de tráfego aéreo do mundo inteiro é o excepcional aeroporto de Atlanta nos Estados Unidos. Para quem não conhece, Atlanta é uma cidade localizada no sul dos Estados Unidos, muito importante na história deste país. Talvez você se lembra do filme “E O Vento Levou” (provavelmente o clássico mais famoso de todos os tempos)? A história passa-se em Atlanta – cuja população é composta em sua maioria de negros.

Para mim Atlanta tem uma história muito especial pois foi esta cidade que acolheu minha mãe, minha irmã e meus irmãos, quando eles se mudaram para os EUA. Passei várias vezes por ATL. É enorme de fato. Tem uma estação de metro dentro do aeroporto que tem ligação direta com o centro da cidade, saídas fáceis para carros, ônibus e taxis.

 

Há pouco tempo presenciei uma cena que é o resumo da cordialidade e hospitalidade do povo de Atlanta: no aeroporto uma faxineira correu atrás de um casal de idosos que havia esquecido uma sacola na praça de alimentação (são inúmeras opções para comer enquanto um pianista de primeiríssima qualidade toca um jazz para entreter os viajantes). Ao chegar até eles, ofegante da pequena corrida, entregou a sacola ao casal emocionado e agradecido que em retribuição ofereceu algum dinheiro à senhora. Ela negou de maneira firme e com um sorriso contagiante soltou “just doing my job“. Desejou-lhes boa viagem e voltou andando de volta ao local onde tinha largado seu balde e vassoura. Trazia no rosto uma aparência de satisfação imensa.

Continuou cantando para si e recolhendo a sujeira que os passageiros deixavam para trás, aparentemente orgulhosa de estar ali fazendo aquela tarefa que para outros poderia ser de menor importânica. Mas a atitude e o espírito daquela faxineira, Lateesha, ajudam aquele a ser o maior do mundo. Por uns instantes meus olhos se encherem de lágrimas. Se 10% das pessoas do mundo fossem assim… em Atlanta são e saúdam desconhecidos na rua com um “how are you doing today” no melhor sotaque sulista. “Georgia rules!” diriam meus irmãos!

 

Os Top 10: mais movimentados do mundo (voos nacionais + internacionais)

(Em quantidade de passageiros por ano)

1. Atlanta, USA: 89.33 milhões
2. Beijing, China: 73.94 milhões
3. Chicago, EUA:  66.77 milhões
4. Londres (Heathrow), Inglaterra: 65.88 milhões
5. Tokyo (Haneda), Japão: 64.21 milhões
6. Los Angeles, EUA: 59.07 milhões
7. Paris (Charles de Gaulle), França: 58.16 milhões
8. Dallas, EUA: 56.9 milhões
9. Frankfurt, Alemanha: 53 milhões
10. Denver, EUA: 52.2 milhões

 

Aeroporto de Heathrow é o mais movimentado do mundo

London Heathrow - mais movimentado do mundo para vôos internacionais

 

Quem chutou que Londres seria o aeroporto mais movimentado do mundo acertou, praticamente. Londres Heathrow é o aeroporto que mais recebe passageiros internacionais no mundo inteiro. Heathrow é uma cidade. Já fiquei 7 horas lá esperando minha conexão para Cingapura (GRU-LHR-SIN) e caminhei por toooodo o Terminal.

 

Há inclusive um livro chamado “Uma Semana no Aeroporto” do filósofo suíço, Alain de Botton, que retrata a vida e o dia-a-dia do aeroporto. Para fazer este trabalho, encomendado pela BAA, uma espécie de Infraero inglesa (mas que funciona!!), Alain recebeu uma autorização especial e teve acesso a praticamente todos os setores de Heathrow para escrever seu livro. O título original é “A Week at the Airport: A Heathrow Diary“. Vale a pena a leitura!

 

Os Top 10: mais movimentados do mundo (somente voos internacionais)

(Em quantidade de passageiros por ano)

1. London (Heathrow), Inglaterra:  60.9 milhões
2. Paris (Charles de Gulle), França:  53.1 milhões
3. Hong Kong: 49.8 milhões
4. Dubai, Emirados Árabes Unidos: 46.3 milhões
5. Frankfurt, Alemanha: 46.3 milhões
6. Amsterdam, Holanda: 45.1 milhões
7. Cingapura, Cingapura: 40.9 milhões
8. Incheon,Coréia do Sul: 32.9 milhões
9. Tokyo (Narita), Japão: 32.2 milhões
10. Bangkok, Tailândia: 31.4 milhões

 

Curiosamente de todos aeroportos acima já passei por quase todos, excluindo-se os da Ásia: Beijing, Hong Kong, Tokyo, Incheon e Bangkok. O aeroporto de Cingapura, Changi, eu conheço bem. E é para mim, o melhor aeroporto do mundo em termos de comodidade, conforto e opções de lazer. A sala VIP da Singapore Airlines é algo de outro planeta. Deixa hotéis 5 estrelas no chão…

 

As informações foram divulgadas pela Airports Council International

E podem ser encontradas no site da CNN:

http://www.cnngo.com/bangkok/visit/bangkok-edges-top-10-list-worlds-busiest-airports-774335

 

 

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. Fiore permalink
    12 de agosto de 2011 2:18 pm

    Eu matei fácil fácil. Já sabia que Atlanta era o maior do mundo. Se não me engano, Chicago já foi o mais movimentado algum dia, não? Me lembro dessa história quando era apenas uma criança encantada por “ônibus voadores”…

    Beijing, eu conheci antes das Olimpiadas, mas me lembro que estavam construindo um outro aeroporto do outro lado do aeroporto, como se construísse um outro GRU do lado da base aérea, do outro lado da pista…Deve ter ficado maravilhoso.
    Esse ano tive oportunidade de passar pelo de Hong Kong. Também muito moderno, do lado chique e caro da cidade.
    Las Vegas eu gosto muito, o de Munique tenho um carinho especial, onde recomendo as cervejas do bier garten central, onde você pensa que está em qualquer lugar, menos num aeroporto, já que nem ruido de avião você escuta.
    Para quem gosta de hotel dentro de aeroporto, recomendo o Kempinsky, dentro do aeroporto de munique.

    Legal…é isso.

    abs

    • epmuniz permalink*
      12 de agosto de 2011 2:25 pm

      Grande Fiore,

      Exatamente: lembro do meu pai falando de Chicago O´Hare como sendo um colosso de aeroporto com mais pousos e decolagens do que qualquer outro no mundo!

      Lembro também que na mesma época, Frankfurt era o internacional mais movimentado do
      mundo!

      Pelo que leio Hong Kong é espetacular, inclusive se você procurar na internet vai ver alguns dos pousos de 747 mais incríveis acontecendo por lá!

      Bangalore na Índia também fez o mesmo: precisavam de um aeroporto novo e maior, pois bem, construiram um projetando o tráfego aéreo em 2020 que é um impressionante!

      Obrigado pelas dicas e comentários!

      Um forte abraço,

      Eduardo

Trackbacks

  1. Planejando o ano: viagens e assuntos « Pouso Autorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: